terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Nomes

-Qual o nome da sua mãe?
A pergunta deixou Belly confusa. "Como assim 'nome'? É mamãe, oras..."
Sua reflexão foi interrompida:
-Ein, princesa? Qual o nome da sua mãe?
"Princesa? Mas eu não sou a Cinderela...e COMO ASSIM O 'NOME' DA MAMÃE?" Sua cabeça girava com a pergunta. Desde quando sua mãe tinha nome? Para ela sempre fora mamãe. Até mesmo seu pai a chamava assim... "A mamãe saiu, mas eu vou cuidar de você direitinho.", dizia ele. Se bem que... pensando bem... já o ouvira chamando-a de amor... será que o nome dela era 'amor'? Que nome lindo!! Mas parecia nome de homem... e como ela poderia ter dois nomes?
A loura alta esperava pacientemente. Parecia divertir-se com a confusão que gerava na cabeça da menina. Então Belly ouviu uma voz conhecida:
-Elisa! Quanto tempo!
-Cláudia! Tudo bom?
-Tudo! Vejo que você já conheceu minha filha.
-Ah! Essa menininha encantadora é sua?
-É sim! Belly, essa daqui é a tia Elisa. Ela é amiga da mamãe. Elisa, eu tenho que ir, está ficando tarde, mas me dá seu telefone que eu te ligo pra gente botar a conversa em dia.
Trocaram telefones e promessas de sair juntas.
Ao chegar em casa, Belly perguntou à mãe:
-Mamãe, qual é o seu nome?
-Meu nome?
-É, aquela mulher me perguntou e eu não sabia dizer...
-Ah... meu nome é Cláudia, tá?
-Então por que eu te chamo de mamãe?
-Porque você é minha filha. Você pode me chamar assim, e eu posso te chamar de filha.
-Então por que o papai te chama de mamãe às vezes? Ele não é seu filho.
-Hm... Essa é uma boa pergunta. Eu acho que fica mais fácil você entender que sou eu se ele me chamar assim.
A menina achou que não fazia sentido. Por que não ensiná-la o nome de sua mãe logo? Mas naquele momento tinha perguntas demais em sua cabeça para se deter nesse detalhe.
-E se o seu nome é Cláudia por que ele te chama de 'amor'? Você tem um nome pra cada pessoa?
-Não exatamente. Como é o seu nome?
-Isabelle.
-Certo. Mas a maioria das pessoas te chamam de Belly...
-Por que?
-Porque é mais fácil e as pessoas gostam de te chamar assim.
-Verdade... eu também gosto de ser chamada assim...
-Então...Da mesma forma, seu pai gosta de me chamar de amor, e vc gosta de me chamar de mamãe, mas isso não muda o fato de que meu nome é Cláudia.
-Aaaaah! E o papai? Ele também tem nome?
-Tem sim. É Luís.
-Luuuuuuííííís. Bonito.
-É sim! Agora chega! Hora de dormir...
-Não! Espera... por que aquela mulher me chamou de princesa?
-Já que estamos falando de nomes, 'aquela mulher' se chama Elisa, tá?
-Tá. Por que a ELISA me chamou de princesa? Eu não sou a Cinderela...
-Princesa é uma forma carinhosa de chamar alguém. Ela quis dizer que você é bonita.
-Mas a princesa do Shrek ficou tão feeeeia. Toda verde!
A mãe riu.
-É. Mas a Elisa não assistiu o Shrek. Agora cama, vai!
-Como você sabe?
-Belly! Cama!
-Tá bom!!
Algum tempo depois, a menina deitada ainda tentava absorver tanta informação. Mal sabia ela que logo esse dia seria esquecido e todas as novidades dele se tornariam coisas banais.

2 comentários:

Jones Pessoa disse...

Thata ficou muito bom!!!! O melhor foi que eu vi na prática como funciona o momento de inspiração que uma artista tem!!! Melhor ainda, o momento da artista que eu AMO! obs.: Ficou muito bom mesmo e não é pq eu sou suspeito! :*

tterehoff disse...

e isso é pq tava dizendo que era besteira...
ô suspeito... Te amo!

Postar um comentário